A Prefeitura de São Bernardo do Campo, anunciou nesta quinta-feira (15) a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe. A partir das 8h desta sexta-feira (16), todas as pessoas a partir de seis meses de idade poderão receber a dose em uma das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A cidade é a primeira do Grande ABC a liberar a vacina para o público em geral em 2025.
De acordo com o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, a medida tem como objetivo reduzir os casos graves e óbitos causados pela gripe.
“A vacina é essencial para evitar que quadros leves evoluam para internações ou, em situações mais graves, para a morte”, destacou o secretário.
A vacina contra a gripe deste ano protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Segundo o Ministério da Saúde, ela tem potencial de prevenir entre 60% e 70% dos casos graves e mortes relacionadas à doença.
Desde o início da campanha, em abril, São Bernardo já aplicou 81.892 doses. Até então, o público-alvo era a idosos com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.
Com a liberação para toda a população, a expectativa é aumentar a cobertura vacinal e garantir maior proteção coletiva neste período de maior circulação do vírus.